Dificuldades na resolução de problemas aditivos a uma operação: ponto de encontro esclarecedor à luz da noção de congruência semântica
Resumo
A questão central da pesquisa é estudar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas aditivos de Vergnaud a uma única operação. Buscamos identificar e compreender essas dificuldades tendo por base a noção de congruência semântica teorizada por R. Duval. Salientamos que R. F. Damm, em sua tese de doutorado de 1992, trata da resolução dos problemas aditivos a duas operações associada à ideia de representação auxiliar como auxílio à resolução desses problemas. Pensamos que o estudo da resolução de problemas aditivos a uma única operação, permite identificar, com mais precisão, as relações de congruência entre as formas verbais utilizadas nas mensagens discursivas dos problemas propostos e as operações aritméticas correspondentes. Para poder levar a cabo esse estudo, usamos um instrumento de coleta de informações com problemas do campo aditivo cujas resoluções exigem uma única operação aritmética, aplicado a um grupo de alunos do 6° ano do ensino fundamental. Antecipamos que as análises dos procedimentos de resolução observadas indicam que o quadro teórico adotado se mostrou adequado para esclarecer as dificuldades encontradas pelos alunos quando da resolução desses problemas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Méricles Thadeu Moretti, Celia Finck Brandt

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIO
Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática
Editores
Gabriel Loureiro de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Marilia Rios de Paula Associação Dom Bosco –Faculdade de Engenharia de Resende (Brasil)
Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:
- Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
- Prazo para envio do manuscrito: 31 de março de 2022
- Idioma / Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
- Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)
Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.
Conceito A1 na Capes(2019)
Índice h5 do Google Scholar: 12
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.