Narrativas de colonos alemães de Santa Maria do Herval: disciplinamento e relações de poder exercidas pela escola

Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado Lara

Resumo


RESUMO: O presente artigo apresenta resultados parciais advindos de uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, ainda em andamento, desenvolvida na cidade de Santa Maria do Herval, município pertencente ao Rio Grande do Sul, Brasil. Objetiva analisar as relações de poder e o disciplinamento do corpo exercidas pela escola em imigrantes, em particular, alemães, por meio das narrativas de colonos residentes na cidade. Por meio de entrevistas, dois colonos alemães escolhidos por sua baixa escolarização produziram as narrativas analisadas. Metodologicamente, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa e como método de análise de dados utiliza aportes teóricos de Michel Foucault, realizando uma análise do discurso. Mostra que o poder utilizado pela escola para produzir modos de pensar, agir e docilizar os sujeitos encontrava-se também na conduta dos alemães, que lutavam pelas suas ideologias e demoravam para adquirir os costumes brasileiros. Além disso, traz à tona que o ensino rígido recebido foi ressignificado, o que evidencia a presença de saberes que vão muito além da sala de aula. Os saberes dos sujeitos alemães são legitimados e utilizados como conjunto de verdades criadas a partir de um consenso existente entre o grupo cultural.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado Lara

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.