Os Materiais Manipuláveis e a Produção Discursiva dos Alunos na Aula de Matemática /Manipulatives and Students’ Discursive Production of Students in a
Resumo
No presente artigo, buscamos entender como os discursos dos alunos são produzidos em função do uso dos manipuláveis e da prática pedagógica que eles participam. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa e a observação como técnica de coleta de dados. Um grupo de alunos foi observado durante uma aula de matemática, em que utilizaram materiais manipuláveis para resolver uma tarefa. A análise dos dados sugere que, ao utilizar materiais manipuláveis, os alunos podem atribuir materialidade física aos objetos matemáticos, usando-os para produzir justificações para proposições matemáticas. Identificamos ambientes de aprendizagem desta natureza como investigativo-experimental.
In this paper, we seek to understand how students’ discourses are produced due to the useof manipulatives and the pedagogical practice that they take part in. Then, we used a qualitativeapproach, and observation as data collection technique. A group of students was observed during amath class, which uses manipulatives to solve a task. Data analysis suggests that students assignedphysical materiality to mathematical objects by using them to produce justifications for mathematicalpropositions. We named learning environments such this one as investigative-experimental.
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eISSN: 2178-7727
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