Biotecnologia na Escola: a inserção do tema nos livros didáticos de Biologia

Viviane Barneche Fonseca, Vera Lucia Bobrowski

Resumo


Um dos principais recursos didáticos utilizados por grande parte dos professores é o livro didático. Sabe-se da sua importância, pois auxilia o docente em sua prática pedagógica, além de ser considerado uma fonte de informação aos alunos. Com os avanços biotecnológicos, faz-se necessária a inserção de novos temas na sala de aula e a atualização desse material. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar como a Biotecnologia é abordada nos livros didáticos. Para isto, iniciou-se um trabalho de pesquisa na forma de questionário semiaberto com dez professores de Biologia do Ensino Médio de escolas públicas de Pelotas/RS, através do qual se buscou verificar dentre os autores recomendados pelo PNLD 2012 quais eram considerados preferência entre os docentes, a fim de analisar posteriormente alguns aspectos das obras vinculados à Biotecnologia, como: temas, forma de abordagem, imagens, exercícios propostos, questões éticas e polêmicas, presença de glossário e textos paralelos, indicações de leituras complementares e bibliografia para estudo fora da escola. Foram destacados os autores Amabis e Martho, César, Sezar e Caldini e Gewandsznajder e Linhares, sendo então analisado o volume 3 de suas obras. Para cada elemento, verificou-se similaridades e também diferenças, sendo que as lacunas encontradas em um livro não foram as mesmas nos outros, portanto existe um equilíbrio entre as obras e a escolha de um desses livros dependerá da proposta de ensino e aprendizagem, assim como das fragilidades de cada professor. Um aspecto a se ressaltar é o fato de que os temas desenvolvidos nos livros são também aqueles presentes na mídia, fazendo-se necessária uma conexão entre esses dois meios de divulgação, abordando questões científicas aliadas aos aspectos sociais. A Biotecnologia envolve diversas implicações e devem ser discutidos os prós e contras, veracidades, omissões e possíveis consequências das suas aplicações para a sociedade e o meio ambiente, a fim de que os alunos desenvolvam sua criticidade e estejam habilitados a participar de debates, argumentando e defendendo suas opiniões próprias.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Viviane Barneche Fonseca, Vera Lucia Bobrowski

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.