O Abandono da Docência. O curso de Matemática do CESC/UEMA, segundo os egressos que não têm a docência como atividade profissional

Arno Bayer, Lélia de Oliveira Cruz

Resumo


Este artigo trata de uma investigação realizada com egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do CESC/UEMA que estão fora da docência. Teve por objetivo conhecer a visão deles sobre as contribuições do curso para que os licenciados enfrentem, com autonomia, a entrada na carreira do magistério. O estudo pautou-se na presença constante do fenômeno do desencanto e/ou da falta de atratividade pela carreira docente, que tem levado os egressos do curso a buscarem outras profissões. Os dados apresentados foram coletados por meio de questionário respondido por 56,25% dos egressos, sujeitos da investigação. Os mesmos foram analisados e discutidos sob a luz do referencial teórico e apontam para a necessidade da construção de competências que confiram aos futuros professores autonomia e segurança para enfrentar o confronto com as situações reais do exercício profissional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Arno Bayer, Lélia de Oliveira Cruz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.