O Abandono da Docência. O curso de Matemática do CESC/UEMA, segundo os egressos que não têm a docência como atividade profissional
Resumo
Este artigo trata de uma investigação realizada com egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do CESC/UEMA que estão fora da docência. Teve por objetivo conhecer a visão deles sobre as contribuições do curso para que os licenciados enfrentem, com autonomia, a entrada na carreira do magistério. O estudo pautou-se na presença constante do fenômeno do desencanto e/ou da falta de atratividade pela carreira docente, que tem levado os egressos do curso a buscarem outras profissões. Os dados apresentados foram coletados por meio de questionário respondido por 56,25% dos egressos, sujeitos da investigação. Os mesmos foram analisados e discutidos sob a luz do referencial teórico e apontam para a necessidade da construção de competências que confiram aos futuros professores autonomia e segurança para enfrentar o confronto com as situações reais do exercício profissional.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Arno Bayer, Lélia de Oliveira Cruz
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.