A Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável com atividades interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Resumo
Este estudo apresenta problemas do cotidiano, ligados ao ambiente, que sob a forma de atividades interdisciplinares diversificadas podem ser desenvolvidas na escola e assim valorizar a participação dos estudantes na comunidade, visando a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Participaram do trabalho, 41 alunos e 02 professores pertencentes a duas escolas (uma particular e uma pública estadual) de Educação de Jovens e Adultos em um município do interior do Rio Grande do Sul. Envolveu atividades interdisciplinares com conteúdos de Biologia e Artes que proporcionaram aulas com a valorização da pesquisa e o desenvolvimento da educação ambiental através do estudo do ambiente como tema motivador para o exercício da cidadania. A metodologia envolveu estratégias de ensino como: aula expositiva dialogada e participativa; atividades interdisciplinares de Biologia e Artes na resolução de problemas. As atividades interdisciplinares foram eficientes na aprendizagem dos alunos ao propiciar a associação com temas e fatos do cotidiano, evidenciados através de verbalizações, apresentações e representações gráficas. Contatou-se a falta de incentivo nas escolas para que se estabeleçam condições em que o conhecimento se torne dinâmico e possa aproximar as práticas pedagógicas da realidade dos estudantes.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Maria Eloisa Farias, Júlio Mateus de Melo Nascimento
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.