A Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável com atividades interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Resumo
Este estudo apresenta problemas do cotidiano, ligados ao ambiente, que sob a forma de atividades interdisciplinares diversificadas podem ser desenvolvidas na escola e assim valorizar a participação dos estudantes na comunidade, visando a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Participaram do trabalho, 41 alunos e 02 professores pertencentes a duas escolas (uma particular e uma pública estadual) de Educação de Jovens e Adultos em um município do interior do Rio Grande do Sul. Envolveu atividades interdisciplinares com conteúdos de Biologia e Artes que proporcionaram aulas com a valorização da pesquisa e o desenvolvimento da educação ambiental através do estudo do ambiente como tema motivador para o exercício da cidadania. A metodologia envolveu estratégias de ensino como: aula expositiva dialogada e participativa; atividades interdisciplinares de Biologia e Artes na resolução de problemas. As atividades interdisciplinares foram eficientes na aprendizagem dos alunos ao propiciar a associação com temas e fatos do cotidiano, evidenciados através de verbalizações, apresentações e representações gráficas. Contatou-se a falta de incentivo nas escolas para que se estabeleçam condições em que o conhecimento se torne dinâmico e possa aproximar as práticas pedagógicas da realidade dos estudantes.
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Direitos autorais 2015 Maria Eloisa Farias, Júlio Mateus de Melo Nascimento
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eISSN: 2178-7727
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