As redes de conhecimento dos professores de ciências: um mapeamento da prática de ensino a partir da análise de redes sociais
Resumo
RESUMO
Este artigo objetivou investigar como se constroem e quais as características das redes de conhecimento formadas a partir da prática do ensino de ciências na educação básica, com o uso e escolha das fontes, que ocorre na formação acadêmica dos professores e na prática de ensino destes. Do ponto de vista da metodologia da Análise de Redes Sociais (ARS), os dados foram analisados através dos softwares UCINET e NetDraw, que possibilitou a partir dos resultados revelar padrões estruturais de relacionamento dos professores com as fontes em forma de rede. Considera-se, nesta análise e interpretação dos resultados que as fontes de informação possuem colaboração efetiva para o desenvolvimento de redes de conhecimento. Esta pesquisa sinaliza que a construção do conhecimento é fortemente relacionada ao uso de fontes tradicionais, tanto na formação acadêmica, com as Bibliotecas e os livros, assim como na prática de ensino com os Livros Didáticos.
PALAVRAS-CHAVES: Redes de conhecimento. Fontes de informação. Ensino de ciências.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Juliana Carvalho Pereira, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.