Sentido do Tema de Casa no Processo de Aprendizagem de Matemática
Resumo
A pesquisa a ser exposta pretende contribuir para ampliar a respeito do tema de casa, prática rotineira em muitas escolas, porém, frequentemente desconsiderada em sua importância para o processo educativo. A partir da questão norteadora - Qual é o sentido atribuído ao tema de casa pelos estudantes no processo de aprendizagem de Matemática? -, este estudo teve como objetivo analisar o sentido atribuído ao tema de casa pelos estudantes em um processo de aprendizagem de Matemática. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista, a produção textual, a elaboração de uma proposta de tema de casa pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do município de Passo Fundo/RS/Brasil e o planejamento da professora da turma. O embasamento teórico foi constituído de obras de autores como Vigotski, leontiev, Davídov, Brousseau, entre outros, por destacarem aspectos significativos do ensino sistematizado pela escola. A pesquisa revelou que o tema de casa, para os estudantes, contribui na construção de relações de responsabilidade e de autonomia, além de ampliar as possibilidades de interações com os familiares, colegas e professores; auxilia a ampliar os níveis de desenvolvimento mental, desde que seja uma ação planejada, orientada, corrigida e avaliada pelos professores. Para a prática dos professores, o tema de casa auxilia no planejamento e na avaliação da aprendizagem e na reflexão sobre o andamento da prática pedagógica e permite avaliar os estudantes em uma pespectiva formativa.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Neiva Ignês Grando, Jussara Vanz
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.