Abordagem CTSA através da temática produção de sabão
Resumo
Vivemos num momento em que a educação deve possibilitar aos indivíduos o acompanhamento do desenvolvimento científico, tecnológico e social. Porém o ensino que a escola oferece é ainda muito fragmentado, neste contexto surgem novas abordagens de acordo com os objetivos desejados. Este artigo relata uma prática pedagógica desenvolvida com uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que buscou aproximar os conteúdos estudados em Química com o cotidiano, possibilitando aos estudantes uma participação mais crítica no seu meio social. A atividade foi desenvolvida com vinte estudantes. O desenvolvimento de conteúdos de Química deu-se através da temática produção de sabão a partir da reutilização do óleo de fritura (reação de saponificação). Utilizaram-se dois instrumentos diagnósticos, um vídeo sobre as consequências do descarte inadequado do óleo e também uma atividade experimental de produção de sabão. Com base nos documentos escritos pelos alunos pode-se perceber que houve um aumento no interesse pelos conceitos científicos e principalmente uma reflexão sobre a resolução de problemas sociais e ambientais. Assim, constatou-se que a abordagem CTSA é uma boa estratégia para o ensino de Química.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Thales Fagundes Machado, Denise da Silva, Jhon Pablo Lima Cornélio, José Claudio Del Pino

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.