A Formação do Professor de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Elocir Aparecida Corrêa Pires, Vilmar Malacarne

Resumo


A formação do professor para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental é preocupação constante na literatura especializada. Atualmente, além dos cursos de formação docente (Magistério) que preparam o professor para atuar nesta fase da escolarização, é o curso de Pedagogia que também tem a responsabilidade de formar este profissional. Partindo desse pressuposto, o presente texto traz uma investigação que busca compreender como ocorre a formação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, via curso de Pedagogia, para atuar no Ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo por campo de pesquisa quatro Instituições de Ensino Superior, uma pública e três particulares, que oferecem cursos de Pedagogia presenciais, na cidade de Cascavel/PR. Se constitui como objeto de análise as Grades Curriculares dos cursos e as ementas da disciplina de Ciências. A pesquisa bibliográfica tem por base teórica os trabalhos de Scheibe e Aguiar (1999), Krasilchik (2000, 2012), Libâneo (2002, 2006), Saviani (2007), Bizzo (2009) Gatti Barretto (2009), entre outros. Os resultados apontam que a docência é à base da formação do pedagogo nos cursos investigados. Em geral pode-se perceber, tanto na literatura como nas grades curriculares estudadas nesse trabalho, a pouca prevalência das áreas específicas do conhecimento nos currículos dos cursos de Pedagogia. Os conteúdos disciplinares relacionados às áreas específicas, predominantemente, são abordados nas disciplinas de metodologias de ensino e, na maioria das vezes, apenas em um semestre letivo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Elocir Aparecida Corrêa Pires, Vilmar Malacarne

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.