Desafios na Comunicação em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância
Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar e discutir alguns desafios na comunicação pela internet, que foram vivenciados por alunos, tutores e professor na disciplina Introdução a Estatística, a qual compõe o currículo de um curso de Licenciatura em Matemática, ofertado a distância. Além disso, buscamos salientar algumas formas de superação desses desafios, como a constituição de grupos de estudo, por exemplo. Para tanto, são trazidos recortes de uma dissertação de mestrado, desenvolvida pela primeira autora desse artigo, sob orientação da segunda. A metodologia adotada em tal pesquisa foi de cunho qualitativo, e dentre os procedimentos metodológicos utilizados, destacamos: observação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado na referida disciplina e a análise do projeto político pedagógico (PPP) do curso. Ressaltamos, dentre os resultados evidenciados, pontos frágeis na comunicação a distância, decorrentes de percalços advindos do acesso precário à internet. Por fim, confrontamos o PPP do curso, com os programas de inclusão digital vigentes e com os resultados provenientes da dissertação mencionada, buscando colocar sob tensão esse modelo de curso vinculado a UAB e promover uma reflexão sobre quais as ações que poderiam ser tomadas para harmonizar tal tensão, com a finalidade de que os envolvidos neste curso de fato vivenciem seu PPP, em particular no que tange ao uso da internet.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni, Lindeval Fernandes de Lima

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.