Contribuições do PIBID para a Formação de Professores: um Olhar Sobre uma Oficina com a Temática “Sexualidade”

Gracieli Dall Ostro Persich

Resumo


É urgente priorizar um currículo que oportunize espaços para a formação inicial de qualidade. Por isso dá-se destaque para parcerias entre universidades e escolas na promoção de intercâmbios nos quais futuros docentes e professores já atuantes reflitam a respeito de seu lugar no mundo, para, assim, se reconhecerem como orientadores na construção do conhecimento, podendo conhecer a realidade das escolas. Nesse contexto surgiu o PIBID, um Programa que incentiva os licenciandos a reconhecerem na contextualização caminhos válidos para a aprendizagem para e na formação cidadã. Nessa via, este trabalho ocorreu no contexto de um subprojeto do PIBID Ciências Biológicas em uma escola pública estadual em Santo Ângelo/RS. Visa tecer contribuições do Programa para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas, ressaltando a importância da problematização de temas relevantes para os alunos da educação básica. Essa consideração é importante para os processos de ensino e aprendizagem e para a formação docente, sendo que o presente trabalho também destaca as contribuições do Programa para a formação continuada dos professores da escola. O período de realização das atividades empreendeu os meses de abril a julho de 2015 quando ocorreram oficinas com a temática “sexualidade”. A aproximação dos bolsistas com a realidade da escola contribuiu para que esses futuros docentes tivessem ciência da importância que há no envolvimento do professor com o contexto social dos educandos, pois refletir a práxis é uma necessidade inerente ao trabalho do educador, sendo que o mesmo precisa colocar-se à disposição das críticas para construir práticas pedagógicas que proporcionem aprendizagens com significados, trazendo inovação das práticas pedagógicas por meio da troca de experiências.


Palavras-chave


PIBID. Formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ensino de Ciências e Biologia. Educação em Ciências.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Gracieli Dall Ostro Persich

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.