Contribuições do PIBID para a Formação de Professores: um Olhar Sobre uma Oficina com a Temática “Sexualidade”
Resumo
É urgente priorizar um currículo que oportunize espaços para a formação inicial de qualidade. Por isso dá-se destaque para parcerias entre universidades e escolas na promoção de intercâmbios nos quais futuros docentes e professores já atuantes reflitam a respeito de seu lugar no mundo, para, assim, se reconhecerem como orientadores na construção do conhecimento, podendo conhecer a realidade das escolas. Nesse contexto surgiu o PIBID, um Programa que incentiva os licenciandos a reconhecerem na contextualização caminhos válidos para a aprendizagem para e na formação cidadã. Nessa via, este trabalho ocorreu no contexto de um subprojeto do PIBID Ciências Biológicas em uma escola pública estadual em Santo Ângelo/RS. Visa tecer contribuições do Programa para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas, ressaltando a importância da problematização de temas relevantes para os alunos da educação básica. Essa consideração é importante para os processos de ensino e aprendizagem e para a formação docente, sendo que o presente trabalho também destaca as contribuições do Programa para a formação continuada dos professores da escola. O período de realização das atividades empreendeu os meses de abril a julho de 2015 quando ocorreram oficinas com a temática “sexualidade”. A aproximação dos bolsistas com a realidade da escola contribuiu para que esses futuros docentes tivessem ciência da importância que há no envolvimento do professor com o contexto social dos educandos, pois refletir a práxis é uma necessidade inerente ao trabalho do educador, sendo que o mesmo precisa colocar-se à disposição das críticas para construir práticas pedagógicas que proporcionem aprendizagens com significados, trazendo inovação das práticas pedagógicas por meio da troca de experiências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Gracieli Dall Ostro Persich
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.