Aplicação da modelagem e simulação no ensino de modelos de sistemas gasosos / Application of computer simulation and modelling to the study of gases
Resumo
Neste trabalho relata-se um estudo sobre a influência do uso de ferramentas de modelagem e desimulação computacional na aprendizagem e compreensão dos conceitos e na capacidade de articulaçãoentre os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico no contexto dos modelosde gases ideais e reais. A modelagem e a simulação computacional foram desenvolvidas utilizando osoftware Modellus, aplicada mediante o uso de um guia construído dentro da estratégia P.O.E. (Predizer– Observar – Explicar). A atividade foi efetuada em turmas de estudantes regularmente matriculados emcursos universitários das áreas de Ciências e Tecnologia. Foram aplicados três instrumentos de coleta dedados: – pré-teste, tutorial e pós-teste. A análise dos instrumentos de coleta de dados foi realizada deforma qualitativa e quantitativa. De modo genérico pode-se verificar que a metodologia adotada proporcionouevolução conceitual, apresentando melhores resultados nos níveis simbólico e macroscópico.
In this work we describe a research about the influence of computer modeling and simulation tools onthe learning of concepts and on the linking between the three levels of representation – microscopic, symbolicand macroscopic – in the context of ideal and real gases. The modeling and simulation activities weredevelope using the software Modellus applying a P.O.E. (Predict – Observe – Explain) strategy. The activitywas undertaken in university classes of students of science and technology. A pre-test, a tutorial and a posttestwere applied and the results were examined both qualitatively and quantitatively. We could observe thatthis metodology allowed conceptual evolution with better results in the symbolic and microscopic levels.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Osvaldo Balen, Paulo Augusto Netz
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.