Aplicação da modelagem e simulação no ensino de modelos de sistemas gasosos / Application of computer simulation and modelling to the study of gases

Osvaldo Balen, Paulo Augusto Netz

Resumo


Neste trabalho relata-se um estudo sobre a influência do uso de ferramentas de modelagem e desimulação computacional na aprendizagem e compreensão dos conceitos e na capacidade de articulaçãoentre os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico no contexto dos modelosde gases ideais e reais. A modelagem e a simulação computacional foram desenvolvidas utilizando osoftware Modellus, aplicada mediante o uso de um guia construído dentro da estratégia P.O.E. (Predizer– Observar – Explicar). A atividade foi efetuada em turmas de estudantes regularmente matriculados emcursos universitários das áreas de Ciências e Tecnologia. Foram aplicados três instrumentos de coleta dedados: – pré-teste, tutorial e pós-teste. A análise dos instrumentos de coleta de dados foi realizada deforma qualitativa e quantitativa. De modo genérico pode-se verificar que a metodologia adotada proporcionouevolução conceitual, apresentando melhores resultados nos níveis simbólico e macroscópico.

In this work we describe a research about the influence of computer modeling and simulation tools onthe learning of concepts and on the linking between the three levels of representation – microscopic, symbolicand macroscopic – in the context of ideal and real gases. The modeling and simulation activities weredevelope using the software Modellus applying a P.O.E. (Predict – Observe – Explain) strategy. The activitywas undertaken in university classes of students of science and technology. A pre-test, a tutorial and a posttestwere applied and the results were examined both qualitatively and quantitatively. We could observe thatthis metodology allowed conceptual evolution with better results in the symbolic and microscopic levels.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Osvaldo Balen, Paulo Augusto Netz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.