O ensino de Matemática e a educação profissional: a aplicabilidade dos números complexos na análise de circuitos elétricos / Mathematics teaching and professional education: the applicability of complex numbers in the analysis of electric circuits
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal investigar a aplicabilidade dos númeroscomplexos como estratégia de ensino na análise de circuitos elétricos em corrente alternada. Emboratradicionalmente os circuitos sejam abordados pela análise fasorial, esta é limitada na resoluçãode circuitos mais elaborados.A investigação ocorreu em todos os cursos técnicos de nível médio do Estado do Rio Grandedo Sul, onde é ensinada a disciplina de Eletricidade. Foi feito um levantamento do perfil demográficoprofissionaldos docentes, da metodologia adotada, seus sucessos e fracassos, bem como de suapercepção da viablidade da implantação da análise complexa em circuitos elétricos de correntealternada. Simultaneamente, fizemos um experimento utilizando a análise complexa como estratégiade ensino alternativo para circuitos mais complexos. Tais atividades foram aplicadas em duas turmasexperimentais enquanto uma turma de controle trabalhou com a análise fasorial convencional. Ao fimdo experimento, os professores das turmas experimentais foram entrevistados acerca de suas percepçõessobre a aprendizagem dos alunos.Verificou-se que a análise complexa é mais usada pelos professores que possuem maiortitulação, ao contrário da análise fasorial, adotada por professores que não trilharam um caminhoacadêmico mais extenso. Como conclusão, aparentemente, os caminhos da educação matemática passam muito maispor uma formação técnica e pedagógica dos docentes do que a m
This work aimed to investigate the applicability of the complex numbers as a teaching strategyin the analysis of alternating current electric circuits. Although traditionally the phasorial analyses isused here, it is limited in the resolution of more elaborated circuits.The investigation occurred in all technical courses of medium level of the Rio Grande do Sul Statewhere the Electricity discipline is taught. A research was made intending to identify the demographicprofessionalprofile of the teachers, their adopted methodology, successes and failures as well as theirvision on the viability of implanting the complex analysis of the electric circuits in alternating current.Simultaneously we made an experiment using the complex analysis, as an alternative teaching strategyfor more complex circuits. Such activities were applied to two experimental groups while a controlgroup worked the conventional phasorial analysis. At the end of the experiment the teachers from theexperimental groups were interviewed concerning their perceptions of the student’s learning.It was verified that the complex analysis is more used by the teachers with higher degrees, whilephasorial analysis is preferred by the teachers who have not gone through a more extensive academic study.As a conclusion, it seems that the mathematical education is more a matter of theoretical andpedagogic graduation of the teachers than the mere creation of specific methodologies.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Sílvio Quintino de Mello, Renato Pires dos Santos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.