Educação de Jovens e Adultos: o processo de retorno aos estudos e a aprendizagem em Matemática

Carla Rosane Fadanni, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


Este artigo apresenta a investigação realizada em uma escola da cidade de Canoas, noEstado do Rio Grande do Sul, sobre as dificuldades que os alunos da Educação de Jovens eAdultos apresentam em relação à aprendizagem da Matemática e ao processo de retorno aos estudos.A pesquisa identificou importantes elementos da realidade da Educação de Jovens e Adultosque levam a uma reflexão sobre as questões pedagógicas que envolvem essa modalidade deensino, postura do professor, interesses, expectativas e dificuldades dos alunos.

This paper has the purpose to present an investigation on teenagers and adults and theirmilestone journey to return to School and to learn Mathematics. The investigation was conducted inthe City of Canoas, State of Rio Grande do Sul, Brazil. The study identified significant elements in thereality of the educational process of teenagers and adults. These elements lead to a broad pedagogicdiscussion involving the process teaching-learning, teachers behavior, points of interests, expectationsand students limitations.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Carla Rosane Fadanni, Carmen Teresa Kaiber

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIO

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Marilia Rios de Paula Associação Dom Bosco –Faculdade de Engenharia de Resende (Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 31 de março de 2022
  • Idioma / Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 12

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.