Professores do Ensino Médio e a utilização da modelagem matemática, da resolução de problemas e de projetos de trabalho como caminhos metodológicos no ensino de Matemática
Resumo
Este artigo apresenta uma investigação realizada junto aos professores de Matemática do EnsinoMédio da cidade de Canoas/RS a respeito do conhecimento e da utilização das metodologiasProjetos de Trabalho, Modelagem Matemática e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática.Foram investigados 64 professores atuantes nas 25 escolas estaduais e particulares. Pretende-se, comesta pesquisa, apresentar alternativas metodológicas que possibilitem ao professor de Matemática doEnsino Médio tornar suas aulas mais significativas tornando o conteúdo mais próximo da realidade osalunos, tendo-se a possibilidade de transformar o ambiente escolar em um local de troca de conhecimentose experiências que levem o aluno a ser um cidadão crítico e que saiba, diante de diversasproblemáticas, agir de maneira autônoma, definindo estratégias e apresentando soluções.
This article presents an investigation that was done with the high school Math teachers from cityof Canoas/RS, concerning knowledge and the usage of the Working Projects methodology, MathModelling and Problems Resolutions in Math classes. Sixty-four working teachers were investigatedin twenty-five private and state schools. It is intended, with this research, to present methodologyalternatives that can help Math teachers from high school to turn their classes more meaningful, and to make the contents nearer to the students’ reality, turning the school’s surrounding in a place wherethere is an exchange of knowledge and experiences, which can turn the student into a critical citizenwho knows how to act by himself in several situations, defining strategies and presenting resolutions.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Carla Dallagnol de Oliveira, Carmen Teresa Kaiber
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.