Prática como Componente Curricular como Elemento Formativo: compreensões nos projetos pedagógicos de Licenciatura em Química em Goiás.
Resumo
A Prática como Componente Curricular (PCC) se estabeleceu inicialmente na Resolução (CNE/CP 2/2002) e permanece na recente Resolução (CNE/CP 2/2015) que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de professores. A despeito de ter sido instituída legalmente a quatorze anos, 400 horas de PCC nos cursos de formação de professores, ainda hoje muitas indagações surgem acerca do assunto, pois apesar da existência dos direcionamentos legais é plural o entendimento do que venha a ser a PCC por parte das IES. A presente investigação buscou nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das instituições de Ensino Superior do estado de Goiás a compreensão que estes textos apresentam do que é a Prática como Componente Curricular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como método a Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus da pesquisa se constituiu por dezoito projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Química ofertados no estado de Goiás. O processo analítico, segundo a ATD, se dá por meio da unitarização dos textos do corpus, categorização e captação do novo emergente. A análise permitiu estabelecer a categoria de análise “Polissemia do termo: as concepções de Prática como Componente Curricular dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Química do estado de Goiás”. Como referencial analítico para o contexto de políticas públicas foi utilizada a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. A partir da análise realizada, observou-se que metade dos projetos pedagógicos analisados, utilizam-se de termos distintos para se referir a PCC, termos esses que nem sempre são adequados ao que se admite ser esse componente curricular. A presente investigação, levando em consideração o contexto atual das licenciaturas e os avanços nesse cenário, pretende juntamente com as demais pesquisas desenvolvidas desde os anos 80, vislumbrar o caminho que possibilite reflexões sobre as PCC visando contribuir para discussões e debates sobre o tema no âmbito da formação de professores.
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