Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral / A Study on General Chemistry Syllabus Design
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de químicaoferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com estadivulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinasde química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando umamelhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão eaprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professoresuniversitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico,sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementosinovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançadosquanto ao aprendizado dos estudantes.
This paper presents the results of a research on chemistry related subjects offered at ChemistryTeaching degree and Engineering courses. By presenting such results, we expect to stimulateGeneral Chemistry professors to reflect on the syllabus design aiming at improving pedagogicalperformance as a strategy to enhance students’ comprehension and learning. In order to carry outthis study we counted with the participation of a group of university professors. In this work wehighlight the professors’ perceptions on features like the selection and integration of Chemistryknowledge, its approach in the classroom, and the teaching aids employed. Taking into account thatthose features represent innovative pedagogical practices, we emphasize the positive results in thestudents’ learning experience achieved by the professors when employing such features.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 José Claudio Del Pino
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.