Conhecimentos Didático-Matemáticos Mobilizados por Professores dos Anos Iniciais: Uma Análise sob a Perspectiva do Enfoque Ontosemiótico

Maria Elaine Santos Soares, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo investigar os conhecimentos didático-matemáticos mobilizados por um grupo de professores que ensinam Matemática, no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, na rede pública de Pelotas, em um processo de formação continuada, na perspectiva do Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS). A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como instrumentos de coleta de dados questionários, documento de pesquisa exploratório sobre o conhecimento didático-matemático do professor referente ao conteúdo de frações e números decimais, observação participante e análise documental. A investigação buscou respaldo teórico em quatro dimensões da Idoneidade Didática (epistêmica, cognitiva, mediacional e interacional), no âmbito do EOS, e na experiência docente, tomando por base as contribuições de Maurice Tardif. Resultados apontam que o grupo de professoras, mesmo com habilitação compatível para os anos em que estavam atuando, apresentou baixa idoneidade epistêmico-cognitiva relacionada às tarefas que tratavam dos conteúdos trabalhados. Em se tratando da idoneidade mediacional, considerou-se média idoneidade, principalmente pela pouca utilização de tecnologias digitais. Quanto à análise interacional, considerou-se média idoneidade, justificada pela apresentação de conceitos incompletos e pouca fluência nas representações figurais das frações, ficando restritas à linguagem natural e numérica. Foi possível identificar, também, que a experiência se constituiu em elemento que contribuiu positivamente para o desenvolvimento dos conhecimentos didático-matemáticos do grupo

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eISSN: 2178-7727

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