Conhecimentos Didático-Matemáticos Mobilizados por Professores dos Anos Iniciais: Uma Análise sob a Perspectiva do Enfoque Ontosemiótico

Maria Elaine Santos Soares, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo investigar os conhecimentos didático-matemáticos mobilizados por um grupo de professores que ensinam Matemática, no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, na rede pública de Pelotas, em um processo de formação continuada, na perspectiva do Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS). A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como instrumentos de coleta de dados questionários, documento de pesquisa exploratório sobre o conhecimento didático-matemático do professor referente ao conteúdo de frações e números decimais, observação participante e análise documental. A investigação buscou respaldo teórico em quatro dimensões da Idoneidade Didática (epistêmica, cognitiva, mediacional e interacional), no âmbito do EOS, e na experiência docente, tomando por base as contribuições de Maurice Tardif. Resultados apontam que o grupo de professoras, mesmo com habilitação compatível para os anos em que estavam atuando, apresentou baixa idoneidade epistêmico-cognitiva relacionada às tarefas que tratavam dos conteúdos trabalhados. Em se tratando da idoneidade mediacional, considerou-se média idoneidade, principalmente pela pouca utilização de tecnologias digitais. Quanto à análise interacional, considerou-se média idoneidade, justificada pela apresentação de conceitos incompletos e pouca fluência nas representações figurais das frações, ficando restritas à linguagem natural e numérica. Foi possível identificar, também, que a experiência se constituiu em elemento que contribuiu positivamente para o desenvolvimento dos conhecimentos didático-matemáticos do grupo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Maria Elaine Santos Soares, Carmen Teresa Kaiber

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.