A Avaliação em Atividades de Modelagem Matemática na Educação Matemática: o que dizem os professores?

Wellington Piveta Oliveira, Lilian Akemi Kato

Resumo


A inserção de práticas da Modelagem Matemática na Educação Básica vem sendo defendida há décadas pela comunidade de pesquisadores em Modelagem na Educação Matemática. Embora haja essa defesa e, vários estudos apresentem justificativas para essa inserção, a avaliação dos estudantes em atividades de Modelagem é uma das razões aferidas, às resistências de professores, para que ela se torne mais efetiva nos contextos de ensino e de aprendizagem da Matemática. A partir dessas evidências, enunciamos: “O que dizem os professores, em um curso de formação continuada para professores de Matemática da Educação Básica, sobre a avaliação dos estudantes em atividades de Modelagem Matemática?”. Em busca de respostas a essa interrogação, realizamos esse estudo de natureza qualitativa, em que analisamos os registros desenvolvidos por nove professores de Matemática em formação continuada, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)/ Paraná, da rede pública de Educação. Esses registros remetem à avaliação e discussão aferida por eles, sobre atividades de Modelagem realizadas por grupos de estudantes da Educação Básica. Os resultados sugerem possibilidades para avaliar os estudantes em atividades de Modelagem, além de indicar com base na fala dos próprios professores, alguns caminhos para que isso possa ser incorporado nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática escolar.


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