A educação pela pesquisa, o questionamento e a crítica: propostas viáveis para ensinar e aprender / Education through research, questioning and criticism: Viable proposals to teach and learn

Ionara Barcellos Amaral, Valderez Marina do Rosário Lima

Resumo


Neste artigo, relatamos estudo sobre o uso do seminário como estratégia de ensino, aliado à pesquisa, ao questionamento, à produção escrita e sua validação em sala de aula. Esta é uma proposta viável para possibilitar aos alunos a (re)construção de uma aprendizagem de forma
autônoma e crítica. O objetivo do estudo foi identifi car as contribuições dessa combinação de estratégias de ensino para os processos de ensino e de aprendizagem. Relatamos como a proposta de trabalho foi  organizada e narramos alguns encontros, nos quais foi possível observar indícios de aprendizagem signifi cativa. Os sujeitos desta pesquisa eram estudantes do pós-ensino médio, de um curso de Técnico de  Enfermagem, área da saúde, disciplina de Anatomia e Fisiologia
Humana, e faixa etária entre 16 e 50 anos. As atividades foram desenvolvidas durante o primeiro semestre do ano de 2009. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados neste artigo algumas citações contidas nos diários de aula; gravação e transcrição de um dos encontros. Identifi camos que a metodologia de ensino utilizada pode auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, favorecendo a promoção de aprendizagem significativa.

This article covers a study on the use of seminar classes as a teaching strategy andthe fact that such strategy fi nds its validation in class when it is combined with research,questioning, and written production. This is a feaseable proposal since it allows studentsto (re)build their learning process in an autonomous and critical way. The study aimed atidentifying the contributions brought by that combination of teaching strategies in termsof teaching and learning. This work includes class plans as well as the description of someof the classes, moments when it was possible to observe evidences of meaningful learning.The subjects of this research were students who had already fi nished High School and were taking a Technical Nursing Course, health fi eld, Anatomy and Human Physiology class, agesranging from 16 to 50. The activities were carried out along the fi rst term of 2009. Among datacollection instruments were class diaries, recordings and transcription of one of the classes.The teaching methodology used proved to be helpful to the student’s learning process, favoringthe promotion of meaningful learning.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Ionara Barcellos Amaral, Valderez Marina do Rosário Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.