O Design de Tarefas-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada: uma autorreflexão sobre o processo
Resumo
A presente investigação procura compreender como o design de atividades-com-Realidade Aumentada pode potencializar/transformar o estudo de Funções de Duas Variáveis Reais a partir de uma prática pedagógica de Modelagem Matemática. A pesquisa é de âmbito qualitativo, segundo uma autorreflexão sobre o próprio processo investigativo. Valemo-nos, principalmente, de estudos de obras como Bicudo, Rosa, Dalla Vecchia, Seidel e Rosa, Nunes, entre outros pesquisadores. Entendemos que as Tecnologias Digitais, ao tornarem-se partícipes do processo de ensino e de aprendizagem (ROSA, 2008), podem produzir significados matemáticos distintos. Desse modo, exploramos os recursos do programa Blender e do aplicativo AndAR para produção de atividades-com-Realidade Aumentada sobre Funções de Duas Variáveis Reais. Na medida em que as atividades eram produzidas, refinávamos nosso pensamento e nossa compreensão sobre o tema da pesquisa ao mesmo tempo em que desenvolvíamos, consequentemente, nossa Cyberformação (ROSA, 2015). Por fim, vislumbramos que a Percepção (SEIDEL; ROSA, 2011) pode contribuir para potencializar/transformar o estudo de Funções de Duas Variáveis Reais conforme a prática pedagógica adotada. Ainda, consideramos que o processo investigativo pode ser estendido para o estudo de Geometria e Equações Paramétricas bem como favorecer a formação de professores e futuros professores de Matemática.
Palavras-chave
Educação Matemática. Função de Duas Variáveis Reais. Cyberformação. Tecnologias Digitais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Felipe Diego Bulla, Mauricio Rosa
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.