Gamificação aplicada no ensino de Física: um estudo de caso no ensino de Óptica Geométrica
Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da gamificação no ensino de física, e analisar qual a percepção dos alunos a respeito dessa metodologia ativa no processo de ensino dessa disciplina. Inicialmente foi realizada uma pesquisa na literatura de trabalhos que implementaram a gamificação no ensino de Física no Brasil, o que revelou uma enorme carência de trabalhos empíricos na área. A partir das necessidades encontradas foi implementada a gamificação no processo de ensino de Física na sala de aula. Os resultados da pesquisa confirmam as contribuições apontadas na literatura acerca dessa metodologia como envolver, engajar e motivar os alunos para promover aprendizagem e resolver problemas. Além disso, verificou-se que na percepção dos alunos a metodologia ativa aplicada contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos de Física, e que essa metodologia nunca foi aplicada anteriormente por nenhum professor de Física, ou de outra disciplina.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 João Batista da Silva, Gilvandenys Leite Sales
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.