Tecnologias Digitais: possibilidades renovadas de representação da química abstrata / Digital technologies: Opportunities for renewed representation of chemical abstract

Fabiana Pauletti, Francisco Catelli

Resumo


A Química é uma ciência abstrata e para ter acesso aos conceitos químicos é necessário uma gama variada de representações. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar algumas das contribuições que as Tecnologias Digitais (TD) têm fornecido ao ensino e aprendizagem da Química em nível médio. Visto que um dos mais substanciais desafios para o ensino e aprendizagem em Química implica nas formas de representação dos conceitos desta ciência, a questão que guia nosso trabalho é: Como as TD podem alterar significativamente o processo de ensino e aprendizagem em
Química? Pensamos o processo de ensino e aprendizagem em Química mediante uma perspectiva interacionista. Empregamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para conjecturar uma resposta plausível dando voz a inúmeros teóricos que abordam essa questão no ensino e aprendizagem
em Química. Mediante ATD, emergiram três categorias: a) a natureza abstrata da Química; b) o papel mediador das TD no contexto de ensino; e c) o uso de recursos computacionais no ensino de Química. Para concluir, exploramos um pouco o contexto no qual poderão se dar essas alterações significativas do ensino e aprendizagem de Química.

Chemistry is an abstract science and to have access to chemical concepts a wide range of representations is necessary. Thus, the objective of this study is to investigate some of the contributions that Digital Technologies (DT) have provided to teaching and learning of Chemistry in high school level. As one of the most important challenges for teaching and learning Chemistry deals with the ways of representing its concepts, the question that guides this study is: How DT can
significantly change the process of teaching and learning of Chemistry? We conceptualize the process of teaching and learning of Chemistry as an interaction perspective. We use the Discourse Textual Analysis (DTA) to conjecture a plausible answer giving voice to countless theorists who deal with this issue in teaching and learning of Chemistry. By applying the DTA, three categories emerged: (a) the abstract nature of Chemistry; (b) the mediating role of DT in the context of  education; and (c) the use of computing resources in teaching Chemistry. To conclude, we explored the context in which these changes may be significant to the teaching and learning of Chemistry.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Fabiana Pauletti, Francisco Catelli

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.