A Formação Docente em Projetos de Parceria Universidade e Escola / Teachers’ Education in University-School Partnership Projects
Resumo
O presente trabalho se insere no âmbito do Projeto Observatório da Educação, que vem sendo desenvolvido em uma parceria entre a Universidade e uma escola pública municipal de Itatiba/SP, entre pesquisadoras da universidade (docentes e mestrandas) e professores/pesquisadores da escola. Este texto tem como objetivo analisar os processos formativos que ocorrem nesse tipo de parceria, entre a Universidade e a escola, com suas potencialidades e limites. A ênfase será nas reflexões produzidas a partir dos estudos sobre as políticas públicas de avaliação; nos constrangimentos aos quais os professores estão submetidos em razão do controle do seu trabalho; nas aprendizagens docentes; e nos limites do trabalho colaborativo. Tomamos como objeto de análise as produções dos professores: registros reflexivos, entrevistas, relatórios e transcrições das reuniões do grupo. Apresentamos três eixos de análise: entre o idealizado e o prescrito; indícios de aprendizagens docentes; e entre o idealizado e o realizado. A análise nesses três eixos nos possibilitou identificar algumas aprendizagens docentes; compreender os constrangimentos que surgem nos cotidianos escolares e a falta de autonomia existente nas escolas, diante dos documentos prescritivos e do controle do trabalho docente. Discutimos, ainda, as dificuldades na organização e na manutenção de um grupo de trabalho colaborativo.
The work herein is inserted in the scope of the ‘Projeto Observatório da Educação’ (Education Observatory Project) which has been developed in a partnership between the University and a municipal public school from Itatiba/SP, involving researchers from the university (teachers and master students) and teachers/researchers from the school. This paper aims to analyse the educational processes which occur in this type of partnership between the University and the school, with all their potential and limitations. The focus is on the reflections based on studies about the public policies in evaluations and the embarrassment faced by teachers due to the control over their work, as well as on the teachers’ learning and the limits of collaborative work. As object of analysis we have the teachers’ productions: written reflections, interviews, reports and transcripts of group meetings. We present three analysis factors: between the idealized and the prescribed; hints of teachers’ learning; and between the idealized and the accomplished. The analysis of these three factors has enabled us to identify teachers’ learning; to understand the embarrassment that arises in daily school routine and the lack of autonomy at the schools, when facing prescriptive documents and the control of teachers’ work. Also, the difficulties in the organization and maintenance of a collaborative work group are discussed herein.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Adair Nacarato, Regina Célia Grando, Márcia Aparecida Amador Mascia
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.