Uma Articulação entre o Quadro dos Paradigmas Geométricos e a Teoria das Situações Didáticas
Resumo
Este trabalho está fundamentado em uma tese de doutorado defendida em 2015, na qual a primeira autora realizou um estudo acerca da prática docente e sua influência na construção de conceitos geométricos. O artigo apresenta um estudo sobre o quadro dos Paradigmas Geométricos e a Teoria das Situações Didáticas, quando levamos em conta o objeto matemático a simetria ortogonal, o que resultou em uma articulação entre os dois quadros teóricos citados. A proposta de uma articulação entre os quadros teóricos surgiu da necessidade da análise da natureza do trabalho geométrico desenvolvido por professores, nos momentos de resolução e de situações-problema, por alunos nos momentos de interação com tais situações e as interações estabelecidas entre o professor, o aluno e o saber.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3503
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Cleusiane Vieira Silva, Saddo Ag Almouloud
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.