Intervenções do Professor em Atividades de Modelagem Matemática

Michele Regiane Dias Veronez, Élida Maiara Velozo de Castro

Resumo


Práticas de Modelagem Matemática nas salas de aula do Ensino Fundamental vêm sendo debatidas nos mais variados espaços científicos da área de Educação Matemática. Esse crescente interesse por debates acerca de tais práticas sugere que estudos mais pontuais sejam realizados, tanto focalizando os alunos, quanto com atenção voltada ao professor. É nessa segunda perspectiva que esse trabalho se insere. Temos então por objetivo investigar o que se revela das intervenções do professor quando ele orienta seus alunos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para isso, trazemos alguns recortes de duas atividades de modelagem desenvolvida por alunos de um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. Para a análise dos dados utilizamos gravações em áudio e vídeo e registros escritos dos alunos, coletados durante quinze aulas. Como os alunos sentem necessidade de explicitar seus modos de pensar, de argumentar sobre os resultados que obtiveram, seja para o professor, seja para o próprio grupo, inferimos que o desenvolvimento de atividades de modelagem depende, também, da mediação do professor. Assim, os diálogos promovidos entre o grupo de alunos que desenvolve a atividade e também deles com a professora, além de promover certa mobilização e construção de conhecimentos, leva-os a analisar, a todo o momento, o processo de busca por uma solução para o problema em estudo. Os resultados apontam que as intervenções realizadas pela professora ora indicam caminhos, ora validam os modos de pensar dos alunos, ora sinalizam que eles estão realizando ações adequadas, ora confirmam as conclusões deles. Por fim, identificamos três categorias de intervenções da professora, a saber: questionar, sugerir e esclarecer. Tais intervenções, no entanto, ora favorecem, ora limitam a manifestação de ações dos alunos, muito embora não determinem por si sós o desenvolvimento das atividades de modelagem matemática. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3525

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Michele Regiane Dias Veronez, Élida Maiara Velozo de Castro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.