As Dimensões do Conhecimento do Professor que Ensina Matemática: O Knowledge Quartet como Ferramenta de Análise da Prática Docente
Resumo
O presente artigo, parte integrante de uma dissertação de mestrado defendida pela primeira autora, tem por objetivo levantar e mapear quais as dimensões de conhecimentos docentes que emergem de dois professores ao ensinar equação na educação básica. Com esse intuito, fundamentamo-nos no modelo teórico Knowledge Quartet para orientar nossas investigações sobre como os conhecimentos docentes desses professores se manifestam na prática de sala de aula ao desenvolverem aulas sobre o conceito de equação na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem interpretativa, tendo os dados sido produzidos em uma formação continuada e captados por meio de gravações em áudio e vídeo, assim como por meio de produções escritas e observação de aulas. Com relação as dimensões do conhecimento matemático para o ensino, os resultados nos mostram como algumas intervenções podem enriquecer abordagens do conceito de equação sob uma perspectiva geométrica na educação básica. Para além disso, em nossas conclusões, apontamos que a manifestação de determinadas dimensões do conhecimento docente é propiciada pela estrutura da dinâmica de aula adotada pelo professor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3736
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Karina Aguiar Alves, Marcia Aguiar, Alessandro Jacques Ribeiro
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.