Uso de Organizadores Prévios na Aprendizagem Significativa do Eletromagnetismo / Using Previous Organizers Meaningful Learning in the Electromagnetism

Roberto Luiz Azevedo

Resumo


Nesta pesquisa trabalhamos as pré-concepções que os discentes do terceiro ano do Ensino Médio trazem de sua vivência cotidiana sobre o assunto Eletromagnetismo. O aproveitamento desses conceitos prévios como sendo ideias âncoras pode tornar a nova aprendizagem significativa para os
alunos, promovendo, dessa forma, uma potencialização no entendimento do assunto o que refletirá em seu desempenho. A aprendizagem significativa desses conceitos será otimizada pela utilização de organizadores prévios (oficinas e leituras de artigos científicos) expostos aos aprendizes por uma instrução orientada e programada. Podemos verificar que, com o uso dessa metodologia, muitas ideias trazidas pelos alunos foram modificadas, transformando-se em ideias esteios estáveis que
funcionaram como potenciais ancoradouros para os novos conceitos, promovendo, dessa maneira, a aprendizagem significativa do assunto proposto. O tópico “resultados”, desta pesquisa, pode ser utilizado como uma exemplificação da aplicação da metodologia significativa do assunto proposto. O tópico “resultados” desta pesquisa pode ser utilizado como uma exemplificação da aplicação da metodologia.

In this search we worked the pre-conceptions that the students of third year of high school bring of their quotidian experience about electromagnetism. The profit those previous concepts
like anchor ideas can turn the new learning significative to the students, promoting, this way, a potencialization in the understanding of the subject that will reflect in their performance. The significative learning those concepts will be optimized by the utilization of previous organizers (workshops and reading of scientific articles) exposed to the learners through of a instruction oriented an programmed. We can verify that, with the use that methodology, many ideas brought
by the students and were modified transforming in stables support ideas that worked like potential anchorages to the new concepts, promoting, this way, the significative learning of the subject proposed. The “resulted” topic this search can be utilized like a example of the application of the methodology.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Roberto Luiz Azevedo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.