Sobre o Ensino da Análise Combinatória: fatores a serem considerados, lacunas a serem evitadas / On the Teaching of Combinatorial Analysis: factors to be considered, gaps to be avoided

Renato Alves, Claudia Segadas

Resumo


O objetivo deste artigo é relatar uma pesquisa sobre fatores que influenciam o ensino da análisecombinatória, em especial o Modelo Combinatório Implícito (MCI), de Dubois (1984). Aplicamosum questionário a alunos da graduação em matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, eas respostas dos alunos foram analisadas usando o MCI e as técnicas mais usuais de contagem. Paracada questão, identificamos tipos de erros que foram classificados de acordo com Batanero, Navarro-Pelayo e Godino (1996). Ao final do artigo, apresentamos alguns dos resultados, bem como algumasrecomendações para professores do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.

The aim of this paper is to describe a research on factors that can act on the teaching ofcombinatorial analysis, specially the Implicit Combinatorial Model (ICM), from Dubois (1984).We applied a questionnaire to undergraduate students in mathematics from Federal University ofRio de Janeiro, and the students’ answers to it were analysed using the IMC and the most commoncount techniques. For each question, we identified types of mistakes that were classified according toBatanero, Navarro-Pelayo e Godino (1996). At the end of the paper, we present some of the results,as well as some recommendations for teachers from elementary school, high school or university.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Renato Alves, Claudia Segadas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.