Animações Interativas como Organizadores Prévios para o Ensino da Física / Interactive Animations as Previous Organizers for Teaching the Physics
Resumo
Este trabalho se propôs a verificar se o uso de animações interativas computacionais, na funçãode organizadores prévios, pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem dos conceitosda energia mecânica. Para tanto, foi desenvolvida uma animação interativa, denominada Energiano Bate-Estaca, e empregado um estudo que avaliou a influência da utilização desse recurso juntoa alunos de uma escola pública de Ensino Médio. Os resultados obtidos sugerem que o uso deanimações interativas como organizadores prévios é uma alternativa válida e eficaz para favorecero processo ensino-aprendizagem dos conceitos da Energia Mecânica.
This study proposes to determine whether the use of interactive computer animations, inthe role of previous organizers, may favor the processes of teaching and learning of the conceptsof mechanical energy. To that end, we developed an interactive animation, called the Energia noBate-Estaca, and employed a study that evaluated the influence of the use of this feature withstudents from a public school high school. The results obtained suggest that the use of interactiveanimations as previous organizers is feasible and effective to promote the teaching-learning processof the concepts of mechanical energy.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Waltrudes E. Sanches, Juliano Schimiguel
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.