Situação de estudo “Ambiente e vida – o ser humano nesse contexto” na significação dos conteúdos escolares / Study Situation “Environment and Life – Human Beings in this Context” in the Significance of School Content

Eva Teresinha de Oliveira Boff, José Cláudio Del Pino, Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumo


Inúmeras preocupações, quanto à problemática ambiental, são evidenciadas em diferentesmeios de divulgação científica. Com o objetivo de promover debates, em sala de aula, sobre assuntosque ampliem a consciência ambiental articulada aos saberes específicos disciplinares constituiu-seum espaço coletivo para planejar, produzir e desenvolver a proposta de organização do currículoescolar denominada Situação de Estudo (SE): Ambiente e vida – o ser humano nesse contexto. Esta concepção de ensino visa superar a forma tradicional de transmissão de conteúdos, por meioda reflexão sobre temáticas socialmente relevantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada namodalidade de investigação-ação. Neste artigo, focalizam-se os sentidos atribuídos por estudantesde nível médio, sobre os resíduos sólidos produzidos pelas atividades humanas e, como suas ideiassão ressignificadas para produzir novas compreensões sobre conteúdos escolares. As significações,obtidas por meio de um questionário semiestruturado, permitiram inferir que os alunos trazem de seucotidiano, concepções ricas que podem ser potencializadas para produção de conhecimentos maiscomplexos. O diálogo problematizador, no sentido proposto por Freire (2004), e a mediação pelooutro, conforme Vigotski (2000) permitem a complexificação dos conteúdos escolares integradocom a realidade. Essa concepção de ensino exige a interlocução entre sujeitos de diferentes áreasdo conhecimento promovendo, também, a formação permanente de professores.

Countless concerns regarding environmental issues are made evident in several scientificmedia. In order to promote debates in the classroom about topics that would broaden environmentalawareness linked to knowledge of a specific subject, a collective space has been constituted to plan, produce and develop a new school curriculum organization proposal called Study Situation (SS).This teaching concept is aimed at surpassing the traditional way of conveying content by reflectingupon socially relevant subject matter. It is a qualitative research situated in the investigation actionmodality. This article focuses on the senses attributed by intermediate level students on solidwaste produced by human activities and how their ideas take on new significance to produce newunderstandings of school content. The significations are obtained by means of a semi structuredquestionnaire and allowed to infer that students bring from their daily lives rich conceptions thatcan be potentialized to produce more complex knowledge. The problemizing dialog in the senseFreire (2004) proposes and the mediation by the other one proposed by Vigotski (2000) allowsto make school content more complex and integrated with reality. This type of work requires aninterlocution between individuals from different areas of knowledge, also promoting the permanentformation of teachers.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Eva Teresinha de Oliveira Boff, José Cláudio Del Pino, Maria Cristina Pansera de Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.