Perspectivas de Identidade Profissional de Professores que ensinam Matemática presentes em artigos científicos publicados entre 2006-2016

Enio Freire De Paula, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma investigação, cujo objetivo foi mapear, descrever e analisar perspectivas do conceito de identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM), e noções importantes associadas a esse conceito, presentes em artigos científicos, publicados no período 2006 - 2016, nos quais essa temática se apresentou como foco central de investigação. O corpus constituído reúne 23 artigos inventariados em 10 periódicos: 18 em língua inglesa, 1 em língua espanhola e 4 em língua portuguesa. Quatro desses artigos não tratam diretamente da IP de PEM, mas discutem noções consideradas importantes. Dentre aqueles que discutem a IP de PEM, identificaram-se quatro perspectivas epistemológicas: holística, wengeriana, político-reformista e pedagógica dos estágios. Os resultados revelam que essas perspectivas se inter-relacionam e evidenciam a relevância dos elementos socioculturais e dos aspectos afetivos e emocionais no processo de desenvolvimento da IP, envolvidos na formação (inicial e continuada) de PEM.


Palavras-chave


Identidade Profissional. Professor que Ensina Matemática. Educação Matemática. Revisão de Artigos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4151

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Enio Freire De Paula, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.