A Comunidade de Prática como Possibilidade de Inovações na Pesquisa em Ensino de Ciências nos Anos Iniciais / The Community of Practice as possible innovations in research in science education in the primary school
Resumo
Este trabalho pretende ilustrar uma nova possibilidade investigativa que já vem sendo desenvolvida no campo da pesquisa do ensino de ciências na escola. Trata-se da apresentação de uma comunidade de prática (CP) constituída por oito professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), bem como de pesquisadores da Universidade que tinha como objetivo compreender os modos de ensinar conteúdos de astronomia nos anos iniciais. A CP foi construída durante uma pesquisa de mestrado no ano de 2011 em uma escola pública municipal no Estado do Rio Grande do Sul. No decorrer do artigo demonstramos recortes de algumas categorias emergentes no processo de análise dos dados obtidos durante os encontros da CP. Nesse sentido, apresentamos algumas possibilidades de avanço na pesquisa em educação, levando-se em conta o que pensam e como se organizam os professores que atuam na escola de Educação Básica. Visamos assim, construir novos modos de pensar e fazer a pesquisa em educação, em especial referente ao ensino de ciências nos anos iniciais do EF.
This work aims to illustrate a new possibility investigative already being developed in the research field of science education at school. It is the presentation of a community of practice (CP) consists of eight teachers of the primary school (EF), as well as researchers from the University which aimed to understand the ways of teaching content of astronomy in the primary school. The CP was built during a research in 2011 in a public school in the State of Rio Grande do Sul. Throughout the article, we showed clippings of some categories emerging in the process of analyzing data obtained during the meetings of the CP. In this sense, we present some possibilities for advancement in education research, taking into account what they think and how they organize the teachers who work in schools of Basic Education. We aim thus build new ways of thinking and doing research in education, particularly regarding the teaching of science in the primary school.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 João Alberto da Silva, Roberta Chiesa Bartelmebs
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.