(Re)construção de Conhecimento sobre Paralelogramos e o Uso do Software Klogo: Ações de uma Professora de Matemática
Resumo
A questão principal de pesquisa, cujo recorte se apresenta neste artigo, consiste em analisar se e como conceitos sobre o paralelogramo são (re)construídos por professores de matemática do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, participantes de uma ação de formação, ao realizar atividades com o software Klogo. O software Klogo está disponível nos laptops distribuídos nas escolas contempladas pelo projeto UCA (Um Computador por Aluno). A ação de formação foi estruturada em formato de curso, com encontros presencias e virtuais. Para a análise dos dados apresentada neste artigo foram usados os registros de um dos professores participantes do curso. O referencial teórico da pesquisa são os estudos realizados por Valente (1997; 2003; 2005) sobre o ciclo de ações e a espiral da aprendizagem, e os estudos de Brousseau (2008), sobre a teoria das situações didáticas (TSD). A análise dos dados possibilitou concluir que ao realizar atividades com o software Klogo, o participante da pesquisa analisado (re)construiu o seu conceito de paralelogramo ao mobilizar conhecimentos de ângulos suplementares, alternos internos e alternos externos, na construção de um paralelogramo. A análise também evidencia a importância do papel do formador no processo de reconstrução ao considerar o ciclo de ações e os diferentes momentos propostos na TSD.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Ádamo Duarte de Oliveira, Suely Scherer
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.