A condução de atividades de mecânica para alunos com e sem defi ciência visual: difi culdades e viabilidades/ Diffi culties and viabilities of having a born blind student effectively attend mechanics classes

Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi

Resumo


O presente texto encontra-se inserido dentro de um estudo que busca compreender quais sãoas principais barreiras e alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual no contextodo ensino de física. Apresenta e discute as difi culdades e viabilidades para a participação efetivado aluno cego de nascimento em aulas de mecânica. Por meio de análise de conteúdo, identifi caquatro classes funcionais implicadoras de difi culdades e cinco de viabilidades. Algumas classesestiveram presentes entre as difi culdades e viabilidades e outras não. Dessa forma, o que categorizouuma classe como dificuldade e/ou viabilidade foram suas características intrínsecas (linguageme contexto). Como conclusão, enfatiza a importância da criação de ambientes comunicacionaisadequados, a função inclusiva do elemento interatividade, bem como a necessidade da destituiçãode ambientes segregativos no interior da sala de aula.

This article is aimed at understanding which the most important diffi culties and alternativesto include students with visual impairments in physics classes are. It presents and discusses thediffi culties and viabilities of having a born blind student effectively attend Mechanics classes.Using content analysis, this experiment identifi es four functional classes which might correspondto diffi culties and fi ve which refer to the viabilities. Some of the classes were among the diffi cultiesand viabilities and others were not. For this reason, the class intrinsic features (language and context)have characterized them as diffi culty and/or viability. Therefore, the importance of appropriatecommunicative environments, the including role of the interactivity element, as well as the needfor destitution of segregation environments inside classroom, are emphasized.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.