Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente / Mathematics education and digital technologies: Reflexions about the practice in teacher education
Resumo
Neste artigo, parto do pressuposto de que as tecnologias1 não são uma panacéiapara a educação matemática, mas defendo que seu uso, nos diversos níveis educacionais,é necessário e oportuno, fazendo uma análise das implicações advindas da incorporaçãodas tecnologias à prática docente, ressaltando a importância de não se perder de vista osconteúdos específicos. Também, teço considerações acerca da formação docente, inicial econtinuada, enfatizando a necessidade de uma formação que entrelace os conhecimentospedagógicos, específicos e tecnológicos, com destaque para o potencial da Educação aDistância na formação em serviço.
In this paper I consider that technologies are not a panacea for mathematics educationbut that its use in various educational levels is necessary and appropriate. I do an analysis ofthe implications coming from the incorporation of technologies to the teaching practice,emphasizing the importance of not to lose sight on the specific contents. Also, I do someconsiderations about the teaching of teacher, pre-service and in-service, emphasizing the needfor an education that interlace educational, specific and technological knowledge, pointingout the potential of Distance Education for in-service education
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Marcus Vinicius Maltempi
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.