Second Life: Game, simulator, or serious game? / Second Life: jogo, simulador ou jogo sério?
Resumo
Ten years after being launched in 2003, it is still a matter of discussion if Second Life (SL) is a virtual world, a computer game, a shopping site or a talker (communication software based on a MUD). This article reports on an exploratory case study conducted to analyze the Second Life (SL) environment and determine into which of training simulators, games, simulation games, or serious games categories SL fits best, by using Narayanasamy et al. and Johnston and Whitehead criteria. We also examine the viability of SL as an environment for physical simulations and microworlds. It begins by discussing specific features of the SL environment relevant to its use as a support for microworlds and simulations, as well as a few differences found between SL and traditional simulators such as Modellus, along with their implications to simulations, as a support for subsequent analysis. We conclude that SL shows itself as a huge and sophisticated simulator of an entire Earthlike world used to simulate real life in some sense and a viable and flexible platform for microworlds and simulations.
Dez anos após seu lançamento em 2003, ainda se discute se o Second Life (SL) é um mundo virtual, um jogo de computador, um site de compras ou um talker (programa de comunicação baseado em um MUD). Este trabalho relata um estudo de caso exploratório conduzido para analisar o ambiente Second Life (SL) e determinar em qual das categorias simulador de treino, jogo, jogo de simulação ou jogo sério o SL se enquadra melhor usando os critérios de Narayanasamy et al. e de Johnston e Whitehead. Também se analisará a viabilidade do SL como suporte plataforma para micromundos e simulações. Inicialmente, serão discutidas em detalhe algumas características específicas do ambiente SL relevantes para seu uso como plataforma para micromundos e simuladores, bem como algumas diferenças encontradas entre SL e simuladores tradicionais, tais como o Modellus, bem como suas implicações para simulações e como suporte para a análise subsequente. Conclui-se que SL apresenta-se como um enorme e sofisticado simulador de todo um mundo semelhante à Terra, utilizado por milhares de usuários para simular a vida real de algum modo e uma plataforma viável e flexível para micromundos e simulações.
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eISSN: 2178-7727
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