Vulnerabilidade docente e cuidado de si durante a pandemia de Covid-19
Resumo
Objetivos: O objetivo deste estudo foi identificar e descrever as práticas desenvolvidas por três participantes (docentes do ensino fundamental) em um programa de pós-graduação em ensino, para cuidar de si mesmos, tentar se manter física e emocionalmente bem e superar problemas de vulnerabilidade, gerados por situações estressantes decorrentes da pandemia de Covid-19. Metodologia: Para coletar informações, organizou-se um Grupo Focal Virtual (GFV) de duas horas, por meio da plataforma Google Meeting, com a finalidade de refletir junto aos participantes, após quatro meses do início da modalidade de ensino remoto em 2020. Depois de textualizar as gravações de áudio geradas durante a sessão do GFV, foi realizada sua análise. Resultados: A natureza exploratória do estudo não permite afirmações conclusivas. Contudo, os professores participantes reconheceram a importância de cuidar de si mesmos, de buscar conhecer-se, de se conscientizar e analisar as atividades e ações em que estiveram envolvidos, com o fim de encontrarem sentido na relação com si mesmos e com o fato de atuarem como professores em um contexto pandêmico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (Español (España))DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.8151
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Maria Margarita Villegas, Francisco Vieira da Silva

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.