Relações no processo de medição da grandeza área pelos alunos

Marta Susana Meireles Teixeira, Maria de Lurdes Serrazina, João Pedro da Ponte

Resumo


Contexto: Diversos estudos indicam que os alunos apresentam dificuldades na compreensão do conceito de medida e no processo de medição. Na aprendizagem da medição da área é essencial que desenvolvam conhecimento conceptual e processual, pois a ligação entre ambos favorece uma aprendizagem matemática sólida. Objetivo: Identificar as relações que os alunos estabelecem no processo de medição da área, por pavimentação, usando unidades de medida (u.m.) não padronizadas, como é que essas relações se desenvolvem e que estratégias usam. Design: Seguimos uma abordagem qualitativa-interpretativa, na modalidade de investigação baseada em design. Ambiente e participantes: O estudo foi realizado numa escola pública em Portugal, numa turma de 3.º ano (18 alunos, 8 e 9 anos). Coleta e análise de dados: Recolha de dados por observação participante, registos vídeo e fotográficos, produções escritas dos alunos e notas de campo. Análise de conteúdo do momento de discussão coletiva das estratégias dos alunos e das ações do professor e da investigadora. Resultados: Identificaram-se três relações estabelecidas pelos alunos: entre a u.m. e o valor correspondente; entre as u.m.; e entre os valores da medida com u.m. diferentes, mas relacionadas. Foram também identificadas três estratégias de medição: pavimentação total, pavimentação parcial e compensação. Conclusões: Os alunos desenvolveram uma compreensão significativa do processo de medição. A discussão coletiva e as ações do professor e da investigadora deram um forte contributo. Sugerimos a realização de tarefas facilitadoras da exploração destas relações, favorecendo a transição para as u.m. padronizadas e promovendo uma aprendizagem mais significativa do processo de medição.


Palavras-chave


Medida de área; Processo de medição; Relações no processo de medição; Aprendizagem; Matemática

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.8220

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