A mobilização da escrita reflexiva de futuros professores de Matemática no Vaivém online
Resumo
Contexto: O contexto que motivou a pesquisa discutida neste artigo envolve a utilização de um instrumento de comunicação escrita entre formador e futuro professor de Matemática denominado vaivém, no qual foi proposta uma variação de algumas de suas características, envolvendo a configuração denominada “vaivém online”. Objetivos: analisar indícios de mobilização da escrita reflexiva por futuros professores de Matemática no vaivém online. Design: Pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo. Ambiente e participantes: Participaram da pesquisa, 12 futuros professores, matriculados em uma disciplina do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado do Paraná. Coleta e análise de dados: Para produção dos dados, foram considerados 12 vaivéns, produzidos no contexto dessa disciplina. Dentre eles, três foram selecionados para uma análise específica, em que se buscou identificar e analisar os indícios de mobilização da escrita reflexiva. Resultados: o vaivém online potencializou o desenvolvimento de reflexões pelos futuros professores, possibilitando que passassem de descrições sobre as experiências para análises mais aprofundadas, caracterizadas pelo questionamento das concepções sobre o ensino de Matemática, os desafios da prática docente e as tomadas de decisão. As interações direcionadas pelo formador influenciaram tais reflexões, incentivando os futuros professores a aprofundarem suas análises e ampliarem suas perspectivas. Conclusões: O vaivém online, como uma nova configuração do vaivém tradicional, apresentou características potenciais para o processo de aprendizagem do futuro professor. O fato de ser online permitiu com que os licenciandos se aproximassem ainda mais do instrumento. Do ponto de vista do formador essa nova configuração deixou o instrumento mais prático, e as intervenções aconteceram de maneira mais rápida e natural.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (English)DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.8230
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Jhonatan Barros de Souza, Paulo Henrique Rodrigues, Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Wilian Barbosa Travassos

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.