Aprendizagem baseada em problemas como estratégia ativa na recomposição de conceitos de Geometria Plana no 8º ano do Ensino Fundamental

Lucimara da Costa de Vargas, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Resumo


Contexto: A Geometria, apresenta-se como um desafio recorrente entre estudantes do Ensino Fundamental, devido à sua natureza abstrata e à desconexão com situações cotidianas. A falta de estratégias motivadoras contribui para o desinteresse e a dificuldade na assimilação de conceitos. Objetivos: Investigar as potencialidades da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como recurso estratégico para a recuperação de conceitos relacionados à Geometria Plana no 8º ano do Ensino Fundamental. Design: Pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, fundamentada em um experimento didático baseado na ABP, proposta estruturada em nove encontros, seguindo as etapas metodológicas de resolução de uma situação-problema relacionada à construção de plantas baixas de casas populares. Ambiente e participantes: Estudo realizado em uma Escola Estadual de Tempo Integral localizada em Manaus, Amazonas, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Coleta e análise de dados: Observação direta das interações em sala, com registros sistemáticos do comportamento dos alunos durante as atividades, buscando compreender os sentidos atribuídos pelos estudantes às experiências vividas no processo investigativo. Resultados: A utilização da ABP favoreceu significativamente o engajamento dos alunos e possibilitou a recuperação de conteúdos da Geometria Plana. Houve avanços no raciocínio matemático, especialmente na resolução de problemas envolvendo área, perímetro, formas geométricas e escala. Observou-se o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, organização espacial, autonomia, colaboração e compreensão do papel social da Matemática, além dos estudantes refletiram sobre temas como saneamento básico, segurança, planejamento financeiro e ergonomia dos espaços. Conclusões: A ABP é uma metodologia promissora para a recuperação e ampliação de conhecimentos geométricos no Ensino Fundamental. Sua aplicação promove não apenas a aprendizagem de conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades para a vida, alinhando-se à realidade dos alunos e fortalecendo sua formação cidadã.


Texto completo:

PDF (Español (España)) PDF


DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8364

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Lucimara da Costa de Vargas, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.