Regulação emocional com estudantes do ensino fundamental - projeto multiplicadores

Bruno da Costa Behlke, Cássia Josiane Machado Bartmann, Deyse Colvello Ubatuba Félix, Gisele Marasini, Susan Moraes da Silva, Laura Morais Machado

Resumo


A regulação emocional consiste na capacidade de monitorar, avaliar e modificar as respostas emocionais diante das demandas cotidianas. Adolescentes podem ter mais experiências que ativem e exacerbam as respostas emocionais, fazendo-se necessário o conhecimento de estratégias saudáveis para um desenvolvimento socioemocional adequado. Este artigo apresenta uma pesquisa-ação realizada através de intervenção psicossocial, em uma turma de sexto ano de escola pública, com 22 participantes de 11 e 12 anos, e teve o objetivo de proporcionar um espaço de aprendizagem e troca com os estudantes, abordando questões referentes à regulação emocional. A avaliação da intervenção foi realizada de maneira coletiva, por meio do pré-teste, pós-teste e ficha de avaliação da intervenção. Ao final da intervenção constatou-se que os objetivos propostos foram alcançados, sendo possibilitado aos participantes a compreensão de formas equilibradas para lidar com as experiências de vida e para que possam escolher maneiras saudáveis de enfrentamento diante de desafios.

Palavras-chave: intervenção psicossocial, regulação emocional, adolescência


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Artigo