Relações entre oralidade e escrita em uma situação de leitura de um livro de história em uma turma de Educação Infantil

Gabriela Medeiros Nogueira, Letícia de Aguiar Bueno, Thais Fernandes Ribeiro Nóbrega

Resumo


O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o propósito de compreender as relações entre oralidade e escrita a partir da leitura do livro “O menino que aprendeu a ver”, em uma turma de Educação Infantil. Partimos do pressuposto de que as estratégias utilizadas pela professora no momento da leitura, promovem um tipo específico de participação das crianças, característico do contexto escolar. A análise foi realizada a partir de Soares (2003), Castanheira, Green e Dixon (2007), Marinho (2010), Kleiman (1995), Manrique (1997, 2007), Manrique e Rosemberg (2000). Os dados da pesquisa revelam que há um padrão que se repete na interação oral, o qual é instituído pela professora através das estratégias de reestruturação, repetição e justaposição.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.