Orientações legais, discursos e práticas no 1º ano do Ensino Fundamental: fragilidades na formação e ausência do brincar

Michele Hirsch de Medeiros, Aliandra Cristina Mesomo Lira

Resumo


O objetivo desse texto é refletir acerca das contradições evidenciadas no texto legal, no discurso dos professores e na prática docente com crianças de 1º ano no que diz respeito ao brincar. As reflexões aqui apresentadas são um recorte da pesquisa desenvolvida em curso de Mestrado, que partiu de estudos teóricos e documentos que tratam do ensino fundamental de 9 anos e o brincar, e coletou dados por meio de observações de práticas, entrevistas com professores, coordenadores pedagógicos e diretores das instituições e turmas observadas, bem como entrevista-conversa com as crianças. Foi possível compreender que as orientações legais não foram acompanhadas por efetiva formação, o que configura um cotidiano com a ausência do brincar. 


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-19-41-2545

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