Literatura infantil e formação de professores: reflexões na Pedagogia EAD

Lucas Visentini, Vantoir Roberto Brancher

Resumo


Resumo: Este estudo investiga as contribuições da Literatura Infantil (LI) na formação de professores do Curso de Pedagogia EaD da UFSM. Objetivou-se compreender como o tema é trabalhado no referido curso, ao investigar as reflexões, os sentidos e significados construídos pelos estudantes em relação à área e verificar as contribuições à prática pedagógica, à ação docente. A abordagem metodológica qualitativa orientou o estudo, ao realizar-se entrevistas narrativas com os sujeitos de pesquisa. Verificou-se que os estudantes compreendem a LI como fundamental no processo de ensino-aprendizagem na EI e nos AIEF, significando-a como área transdisciplinar para se trabalhar as diversas áreas do conhecimento. Como categoria emergente, as redes sociais se apresentaram como meio efetivo de interação e construção de conhecimentos entre os sujeitos investigados.

 

Palavras-chave: Literatura Infantil; Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Educação a Distância.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4737

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