A constituição do professor iniciante: articulação entre ética da partilha e experiência coformativa
Resumo
Este trabalho deriva da articulação de duas pesquisas e tem como objetivo compreender como os professores iniciantes que participaram do Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) exercem a docência nos primeiros anos da carreira. Os materiais analisados foram selecionados de 30 questionários on-line, enviados aos egressos do Pibid na Universidade analisada. Tendo como chave de leitura a matriz de experiência foucaultiana, as análises evidenciaram a relevância do trabalho coletivo na formação inicial e continuada, e a potência das relações estabelecidas entre universidade e escola, bem como entre professores experientes e iniciantes, por meio da articulação da ética da partilha e da experiência coformativa.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-10
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.