Pedagogias da noite - cenas e experiências de aprendizagens noturnas na cidade
Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou dar visibilidade às pedagogias da noite na cidade de Porto Alegre, RS. Vinculado ao campo dos Estudos Culturais e Educação o estudo está inserido nas discussões a respeito da pluralização do conceito de pedagogia. Na primeira parte do texto, realiza-se uma articulação teórica com o tema da noite urbana e os modos de atuação das pedagogias. Na segunda parte são expostas cenas noturnas compostas a partir do registro de práticas e das abordagens aos sujeitos encontrados em lugares públicos na noite da cidade. As análises discutem como experiências de aprendizagem noturnas estão implicadas com o funcionamento de pedagogias da noite no sentido de direcionar e conduzir modos de viver e aprender em espaços-tempos contemporâneos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-11
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.